ANOS 80 – FOTOGRAFIA DE AUGUSTO CABRITA
2020 – FOTOGRAFIA DE CAROLINA COELHO

Trabalha como designer de comunicação na Uppercase 2020.

É Professor Especialista do Ensino Superior Politécnico.

É Professor Especialista em Design do Ensino Superior Politécnico com provas públicas apresentadas no Instituto Politécnico de Tomar em 21 de dezembro de 2011.
Frequência do Curso de Doutoramento em Design na Faculdade de Arquitetura, UTL.
É Licenciado em Design e Produção Gráfica pelo ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciências.
Tem o curso de Desenhador Gravador Litógrafo da Escola de Artes Decorativas António Arroio.

› Entre 1975 e 1979 é docente do ensino secundário.
› Faz serigrafia e fotografia de reportagem, de estúdio e de artes gráficas.
› Colabora como paginador nos jornais O Dia e Edição Especial.
› Em 1982, funda a Caixa Alta onde trabalha como Designer gráfico.
› Entre 1991 e 2001, ainda na Caixa Alta, tem como atividade principal a Comunicação publicitária.
› Sai em 2007 e, focando a sua atividade no Design de comunicação, funda em 2009 a Concepts and Visuals e, em 2016, a Uppercase 2020. 

Já desenhou mais de uma centena de marcas, entre elas: Aliança Seguradora, Autosport, Belém Clube Museu, Bibliomania, Clube de Bibliófilos, Building Global Innovators, Challenge Academy, Chaves Ferreira publicações, Convento dos Inglesinhos, Design Apartments, Diário de Notícias 125 anos, Edições Inapa, Eixo Atlântico, ENAM Escola de Negócios e Administração de Moçambique, FlamingoFoz, Green Village, Green Park, INDEG-ISCTE, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, KPNQwest, LABS Lisboa, Letras Francesas, Lisbon Culinary Center, Lisgráfica, Livros Horizonte, Máxima, Picth Black Editions, PMMedia, Quid, Quinta das Lágrimas, Sagrado, Santa Maria, Saúde Porta a Porta, The Four Elements, Totobola e Totoloto, Região de Turismo de Setúbal, Tudo Tem Valor, Turismo do Alentejo, UCCLA, University Residence José Pinto Peixoto, Villages, Villas&Golfe, Viva+, YAGEN.

Entre 1991 e 2001, trabalha como diretor criativo na área da Publicidade e do Design gráfico para clientes como: Alfa Romeo (indústria automóvel), Amorim Imobiliária (promoção imobiliária), Chamartín (promoção imobiliária), Chrysler (indústria automóvel), Dercos (dermocosmética), ICEP (comércio externo), Instituto do Turismo de Portugal (turismo), Iveco (indústria automóvel), Jeep (indústria automóvel), La Roche Posay (dermocosmética), Lisgráfica (indústria gráfica), Phas (dermocosmética), Prosegur (segurança), Samsung (eletrónica de consumo), Samsung (informática), Samsung (telecomunicações), Vichy Laboratoires (dermocosmética).
Ainda na área da Comunicação publicitária, e na qualidade de diretor de arte, participa na elaboração de campanhas para clientes como: Comissão de Coordenação da Região Centro, Infarmed, Instituto do Vinho do Douro e do Porto, Ministério da Educação, Ministério da Saúde.

› Em 2015 desenha a Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa.
› Em 2008 desenha a revista Volt Lighting Design para a PMMedia e a revista Unique para a Quinta do Lago.
› Em 2007 cria e desenha a revista Spring, Summer, Autumn, Winter in troiaresort para a Sonae turismo.
› Em 2006 desenha a revista Viva+ para o Jornal de Notícias.
De 2001 a 2019 é diretor de arte da revista Olhares.
› De 2001 a 2010 é diretor de arte da revista Villas&Golfe.
› De 2002 a 2007 é diretor de arte da edição portuguesa das Selecções do Reader’s Digest.
› Em 2001 redesenha o semanário automóvel AutoSport.
› Em 2001 desenha e é diretor de arte da revista Viver no Campo.
› Em 1999 desenha a revista Adolescentes! Manual para Pais e é seu diretor de arte até 2003.
› Entre 1996 e 2003 desenha e é diretor de arte da revista Notícias Magazine.
Em 2000 desenha e é diretor gráfico da Revista interna do Banco de Portugal.
Em 2000 desenha os semanários regionais Jornal de Leiria e Região do Minho.
› Em 1999 redesenha o diário O Comércio do Porto.
› Em 1991 desenha a revista Pais&Filhos.
Em 1989 redesenha o jornal Diário de Lisboa.
› Em 1988 desenha a revista Máxima e até 1993 desempenha o cargo de diretor gráfico.
› Em 1984 redesenha o jornal Diário de Notícias.
› Em 1983 desenha o jornal Semanário e entre 1983 a 1987 é o seu diretor gráfico e de produção.
› Entre 1979 a 1982 é diretor de arte da revista EspaçoTmagazine.

› Novo Atlas da Língua Portuguesa para o Ministério dos Negócios Estrangeiros
› Em 2018, o Atlas teve várias edições bilíngue: português-inglês (segunda edição), português-espanhol, português-francês, português-chinês, além de duas edições sintetizadas para Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e uma edição em fascículos para o Jornal de Notícias, só em português. Estas 7 edições totalizam cerca de 1500 páginas.
› Em 2016 foi publicada uma nova edição do livro Lisboa, What the Tourist Should See de Fernando Pessoa, inteiramente ilustrada com fotografias suas, e uma nova edição do livro O Espírito Romântico da Pena de Martins Carneiro, também com fotografias da sua autoria.
Afirmação de uma identidade, 45 anos de ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa para o ISCTE-IUL
Formar para a sociedade do conhecimento iNDEG-ISCTE 30 anos para INDEG Executive Education
Esquerda e Direita em Portugal, consensos, convergências e antagonismos para os Livros Horizonte
Lisboa, what the tourist should see para os Livros Horizonte
Tratado de viticultura. A videira, a vinha e o terroir para a Esfera Poética
100 Obras do INDEG para o INDEG Executive Education
Escritos comSagrados para o Colégio do Sagrado Coração de Maria de Lisboa
Setenta anos a educar para que todos tenham vida para o Colégio do Sagrado Coração de Maria de Lisboa
Até onde nos levar o saber para o ISCTE-IUL
Atlas das castas ibéricas para a Plansel
O grande livro da oliveira para a Plansel
O Grande Livro das Castas para a Plansel
The English College, Convento dos Inglesinhos para a Amorim Imobiliária
Tomé – Ponto de Partida para o Instituto Marquês de Valle Flôr
O Imaginário Romântico da Pena para a CF Publicações
Humberto Delgado e a Aviação Civil para a ANA
A Europa e o Mar para Interreg III
Encontros e Desencontros Ibéricos Tratados Hispano-Portugueses desde a Idade Média para Interreg III
O Livro do Café para o Instituto de Investigação Científica Tropical
A Aventura das Plantas para o Instituto de Investigação Científica Tropical
A Europa no limiar do ano 2000 para o Gabinete em Lisboa da Comunidade Económica Europeia
Chiado, o peso da memória para a Editora Inapa

› Chamartín. 2007 Annual Report and Accounts
› Ana, Aeroportos de Portugal, S.A. 2004 Annual Report
› SAG, Soluções Automóvel Globais, SGPS, SA. 2003 Annual Report
› Ana, Aeroportos de Portugal, S.A. 2002 Relatório e Contas
› Lisgráfica, Grafilis, Grafimadeira e Naveprinter. Exercício de 1998
› Imovalor 1991 Report and Accounts
› Caixa Económica Funchalense. Exercício de 1984
› Rádio Televisão Portuguesa, E.P. Exercício de 1981

› Língua portuguesa: História do futuro para Camões – Instituto da Cooperação e da Língua
Potencial económico da língua portuguesa para Camões – Instituto da Cooperação e da Língua em português e inglês, em português e francês, em português e chinês e em português e tétum.
› Exposições de temática diversa para o ISCTE Instituto Universitário de Lisboa: 10 anos de qualificação do Campus do ISCTE-IUL; 25 anos do INDEG Executive Education; ISCTE-IUL a Research University; Mobility Students: incoming and outgoing.
Conceção de aplicações interativas para o Museu Marítimo de Ílhavo
› Sinalética e legendagem para o Museu da Marioneta
Viagens e Missões Científicas nos Trópicos para o Instituto de Investigação Científica Tropical
A Aventura das Plantas para o Instituto de Investigação Científica Tropical
O Mundos dos Insetos para o Instituto de Investigação Científica Tropical
Nexus da Literatura Portuguesa no século XX para o Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro (em coautoria com Carlos Godinho)

› Orientou uma vintena de dissertações / relatórios de estágio / projetos do curso de Mestrado em Design Editorial (alguns exemplos): As revistas femininas portuguesas de Valéria Gonzaga; O jornal do século XXI, a maqueta do leitor de Liliana Silva; O livro infantil e a aprendizagem da leitura de Miguel Atalaia; O marketing do jornal Público de João Mota; O livro de artista de Fátima Gonçalves; Ambos autores: múltiplas facetas editoriais de Sylvie Lopes.
› Fez parte, como designer de reconhecido mérito, do júri das provas públicas para Professor Especialista de Ana do Carmo, no Instituto Politécnico de Tomar. Fez parte de mais de uma dezena de júris de provas de Mestrado em Design no IP de Castelo Branco, no IP de Tomar e no ISEC Lisboa.
› Foi membro das Comissões científicas dos CIDAG I, II, III,  IV e V
› Foi membro das Comissão científica do 9.º Encontro de Tipografia
› Foi membro da Comissão organizadora do 9.º Encontro de Tipografia
› No ano letivo de 2018-19 e 2016-17 lecionou as unidades curriculares de Tipografia, Design Editorial e Arte-final digital no curso de Licenciatura de Design e Produção Gráfica no ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa.
› No ano letivo de 2014-15 e 2013-14 lecionou as unidades curriculares de Tipografia e Design de Edições Periódicas no curso de Mestrado em Design Editorial, e Design gráfico 02 e Arte-final no curso de Licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas no IPT – Instituto Politécnico de Tomar, e Tipografia e Design Editorial no curso de Licenciatura de Design e Produção Gráfica no ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa.
› No ano letivo de 2009-10, de 2010-11, 2011-12 e de 2012-13 lecionou as unidades curriculares de Design gráfico 02 e Arte-final Digital no curso de Licenciatura de Design e Tecnologia das Artes Gráficas no Instituto Politécnico de Tomar e de Design Tipográfico e de Design Editorial no curso de Licenciatura de Design e Produção Gráfica no ISEC — Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa.
› Nos anos letivos de 1995-96, 1996-97 e 1997-98 lecionou o Seminário de Edição e Grafismo no curso de Licenciatura de Comunicação Empresarial no ISCEM – Instituto Superior de Comunicação Empresarial.
› De 1976 a 1979 foi professor coordenador na Telescola – Ensino à distância.
› Nos anos letivos de 1975-76 e 1976-77 foi docente do ensino secundário.

› No Momento, Vítor da Silva & Design de Imprensa
› Participação no documentário realizado por Rui Martins.
› Sessão de apresentação e comentários na Faculdade de Arquitetura de Lisboa (3 dezembro 2018)
› Sessão de apresentação e comentários nos Encontros de Tipografia IP Tomar (15 novembro 2018)
Diversidade e excelência da tipografia do século XX
Ideia, compilação e edição impressa e e-book da coletânea Diversidade e excelência da tipografia do século XX, que inclui textos, cartazes e outros trabalhos dos estudantes da unidade curricular de tipografia, lecionada no ISEC.
Pecha Kucha Night
Pecha Kucha é uma expressão nipónica próxima de “fala barato”. Formato de apresentação muito popular: 20 slides x 20 segundos. A 21 de junho é promovida anualmente a Pecha Kucha Night, para apresentações neste formato, em simultâneo, em todo o mundo. Apresentação na noite da Pecha Kucha em Tomar organizada por Gonçalo Velho.
8-i.org
Uma organização global, a partir de uma plataforma on-line, de promoção de trabalho de design a favor das comunidades locais.
Corações com Coroa
Liderança do grupo de estudantes e alumni do ISEC no projeto “Corações com Coroa”: identidade e promoção.
Nabantina, 140 anos
Estatégia, identidade e estudo de requalificação e dinamização da sede de uma das mais antigas bandas filarmónicas portuguesas. Liderança do grupo de estudantes dos cursos de Licenciatura e de Mestrado do IPT.
› Out of the box
Os doutorandos e os profissionais mostram as suas atividades numa organização do IPCB.
› Apresentação “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” Identidade de uma Universidade portuguesa: criação e gestão da marca.
› Talk & Show
Exposição de objetos gráficos contextualizados com comentários de professores e peritos.
› Apresentações e comentários às publicações (expostas) A Paródia, Ilustração Portuguesa, ABC, Contemporânea, Panorama, Kapa, entre outras:
A Contemporânea por Margarida Moleiro; A sátira de Bordallo a António por Fernando Coelho; a Kapa do MEC por Luís Moreira; Tecnologias de produção por Miguel Sanches.
› Apresentações e comentários à exposição da coleção completa da revista Almanaque:
A obra gráfica de Sebastião Rodrigues por Maria João Bom e Sebastião, Cardoso Pires e O’Neill por Fernando Coelho.
› À volta do livro impresso: apresentações e comentários à exposição de 12 obras escolhidas:
O livro de autor por Miguel Sanches; os livros de atelier por Luís Moreira; os livros de medicina, de Vesalius a Nether por Fernando Coelho.
Hand Job
Conjunto de workshops centrados na manualidade. Orientação de Fernando Coelho e de Luís Moreira. Participação de estudantes dos cursos de Licenciatura, de Mestrado, alumni do IPT e de estudantes de outras instituições, além de alguns professores.
› Hand Job I: design gráfico sem computador.
› Hand Job II: criação tipográfica sem computador.
ARTEC
O ARTEC é um simpósio de Design e Artes gráficas organizado pelos estudantes finalistas do curso de Licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas do IPT. Já se realizaram 24 edições.
› Apresentação no ARTEC 29: Participação como orador convidado: Design e significado na identidade.
Apresentação no ARTEC 27: Participação como orador convidado: 40 anos de design/professor.
Participação na mesa redonda no ARTE 24: Quanto custa um designer, com Miguel Sanches e Luís Moreira
› Apresentação no ARTEC 22: Projeto Nabantina, 140 anos.
› Apresentação no ARTEC 20: Participação como orador convidado: Vinte anos de publicações periódicas portuguesas.
Conversas no Paraíso
Integradas no ARTEC, são tertúlias no Café Paraíso, no centro da cidade de Tomar.
› ARTEC 22 com o tema “A retribuição do designer” participação na conversa com João Brandão e Luís Moreira
› Jogos didáticos
Visual Trivia Design. 100 perguntas sobre Design, divididas em Tipografia, Gráfico, Produto e Mix com uma mecânica idêntica ao Trivial Pursuit.

› Participação no documentário No Momento, Vítor da Silva & Design de Imprensa, realizado por Rui Martins.
A geometria na tipografia
Co-autor do poster apresentado ao 9.º Encontro de tipografia

› A excelência na edição
Adaptado a partir da apresentação final da unidade curricular de Projecto do Curso de Licenciatura de Design e Produção gráfica, em julho de 2009. Apresentado na realização de provas de atribuição do título de Professor Especialista em dezembro de 2011.
De Tipógrafo a Arquitecto de informação: chamar os ofícios pelos nomes
Adaptado do texto apresentado em fevereiro de 2010 no Curso de Doutoramento em Design na Faculdade de Arquitetura. Apresentado na realização de provas de atribuição do título de Professor Especialista em dezembro de 2011.
› Vinte anos de publicações periódicas portuguesas
Adaptado da apresentação feita em abril de 2010 na vigésima edição do ARTEC, Simpósio de Artes Gráficas, Instituto Politécnico de Tomar. Apresentado na realização de provas de atribuição do título de Professor Especialista em dezembro de 2011.
A resiliência do papel I
Artigo publicado na revista I.E. número 2
Grunge type
Artigo publicado na revista I.E. número 5

› 3.º, 4.º, 6.º, 7.º,  8.º e 9.º Encontros de Tipografia, anos de 2012, 2013, 2015, 2016, 2017 e 2018.
› CIDAG I, II, III, IV e V, nos anos de 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018.
› Feira do livro de Frankfurt (Frankfurter Buchmesse, a maior feira do livro) anualmente, de 1997 a 2006
› Feira do livro de Londres (The London Book Fair) em 2002.
› Drupa (a maior feira da indústria gráfica, em Dusseldorf) anos de 1988, 1992 e 1996.
› Congresso Internacional de Tipografia MultiTypo’98, em Lyon, organizado pela ATypI (Association Typographique Internationale) em 1998.

FERNANDO COELHO DESIGN    ›    f@fercoelho.pt

Close Menu